SISTEMA PRÉ-FRONTAL, PROVOCA CALOR E ANTECIPA A CHEGADA DE UMA FRENTE FRIA

Sábado, 13 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 10:30h

Análise da Imagem Sinótica

Muitas nuvens (em tons de cinza, laranja e amarelo) associada a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada e circulação de ventos ciclônicos) entre o Norte da Argentina, Uruguai se estendendo até o Oceano. Aliado a este sistema, um sistema frontal no Oceano (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) na altura da Argentina e Uruguai, mantem muitas nuvens carregadas. Reforçando o cavado e o sistema frontal, temos a presença de dois jatos subtropicais sobre a Argentina.(ventos fortes em altos níveis da atmosfera). No Sul da Argentina, um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio, em tons mais escuro) inibe a formação de nuvens, mantendo tempo firme com temperaturas mais baixas. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens baixas e nevoeiros entre, Divisa com o Paraná, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e parte do Planalto Norte e em pontos isolados do estado, mas já se encontra em faze de dissipação. Nas demais Regiões, céu claro a poucas nuvens. Temperaturas no momento se mantem em gradativa elevação com 28ºC em Florianópolis e Laguna, 25ºC em São Miguel do Oeste, 17ºC em Urubici, 21ºC em Itajaí, 26ºC em Chapecó e Navegantes.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. No momento 11:13h (horário de Brasília) o céu reporta 4/10 (quatro décimos) de cobertura de nuvens. Predomínio de nuvens baixas, CL1=CUMULUS HUMILIS e nuvens médias, CM=3 (h maior q 2500m) ALTOCUMULUS translúcidos, em um só nível. Temperatura em progressiva elevação com 28,9ºC, umidade relativa do ar em 49% e pressão atmosférica de 1009,9hPa. Vento predominante do quadrante norte a noroeste com velocidade média de 20,3Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet). Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia