CAVADO MANTEM NUVENS E CHUVA ENTRE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL

Domingo, 14 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 08:30h

Análise da Imagem Sinótica

A presença áreas de instabilidades (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) associada a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada e circulação de ventos ciclônicos) entre o Noroeste da Argentina, Paraguai e boa parte do Rio Grande do Sul, mantem pancadas de chuva forte a moderada associada a atividade elétrica (raios) com destaque para Sudeste, Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Associado a este sistema, temos a presença de uma frente fria no Oceano (em tons de cinza) que na qual tem um deslocamento gradativo para alto mar. Entre o Oceano e o Uruguai, um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio, em tons mais escuro) inibe a formação de nuvens, mantendo tempo firme com temperaturas mais baixas. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens em praticamente todas as Regiões do estado. Apenas em algumas partes do Oeste, Meio Oeste, o tempo se encontra com predomínio de sol. Temperatura no momento de 24ºC em Novo Horizonte, 18ºC em Joaçaba, 13ºC em Campo Belo do Sul, 5ºC em Urubici, e 16ºC em Indaial.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, tempo encoberto com chuva em pontos isolados. No momento o céu reporta 10/10 (dez décimos) de cobertura de nuvens. Predomínio de nuvens baixas, CL=5 (h=300 - 600m) CUMULUS, e STRATOCUMULUS não derivados de cumulus. Temperatura estável, 17,1ºC, umidade relativa do ar em 73% e pressão atmosférica de 1020,6hPa. Vento predominante do quadrante sul a sudoeste com velocidade média de 19,3Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia