CAVADO PROVOCA PANCADAS DE CHUVA COM TROVOADAS NA MANHA DESTE DOMINGO!

Domingo, 07 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 10:30h

Análise da Imagem Sinótica

A imagem de satélite mostra, muitas nuvens (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) associada a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) entre o noroeste do Rio Grande do Sul, Litoral Sul de Santa Catarinense estendendo até a grande Florianópolis e Oceano, o que mantem pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas até o momento, com tendencia de melhorar ao longo do período. Em boa parte da Argentina e Uruguai, muita nebulosidade (em tons de cinza, laranja e amarelo) associada a um jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera). No Oceano, na altura de Santa Catarina, um sistema de alta pressão (massa de ar úmido e frio) influencia boa parte da Região Sudeste e Sul do Brasil, mantendo predomínio de sol, apenas entre poucas variações de nuvens. Temperaturas no momento em Santa Catarina se mantem na marca de 19°C em Florianópolis e Navegantes, 26ºC em Chapecó, 20ºC em Rio Negrinho e São Joaquim, 15ºC em Criciúma.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com muitas nuvens carregadas com pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas. Predomínio de nuvens baixas, CL=9 CUMULONIMBUS CAPILLATUS, com uma bigorna. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado, na marca de 19ºC, umidade relativa do ar em 89% e pressão atmosférica de 1017,2hPa. Vento predominante do quadrante norte a noroeste com velocidade média de 15,9Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


FONTE: CPTEC/INPE, INMET, MASTER METEOROLOGIA e REDEMET.