NEBULOSIDADE MAIS SIGNIFICATIVA NA FAIXA LESTE DE SANTA CATARINA.

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 22:30h

Análise da Imagem Sinótica

Uma massa de ar seco e frio (em tons de cinza e escuro), mantem poucas nuvens entre a Região Sul do Brasil, Uruguai e parte do Norte da Argentina. No Sudeste da Argentina, a formação de uma frente fria (Frontogênese) mantem muitas nuvens, associadas a pancadas de chuva com trovoadas. Entre o Chile e a Faixa Oeste da Argentina (em tons de cinza e laranja e amarelo) a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) provoca muitas nuvens irregulares com chuva fraca. Na retaguarda da frontogênese, observa-se mais um Jato polar (ventos fortes em altos níveis da atmosfera), que pela qual, é responsável por alimentar o respectivo sistema. No Oceano na altura de Santa Catarina e da Argentina, dois sistema de alta pressão, emitem um pulso para a Faixa Litorânea de Santa Catarina (circulação marítima) mantendo muitas nuvens com chuva fraca em pontos isolados do Litoral Norte. No restante de Santa Catarina, presença de poucas nuvens em praticamente todas as Regiões. As temperaturas se mantem na casa dos; 13,2ºC em Campos Novos, 8,7 em Urupema, 14,7 em São Francisco do Sul, 8ºC em Timbé do Sul, 3,5ºC em Bom Jardim da Serra, 17,2ºC em Chapecó e 14ºC em Florianópolis.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, céu encoberto. Predomínio de nuvens baixas, CL=5 STRATOCUMULUS, não derivados de cumulus. Temperatura amena, 14,ºC, umidade relativa do ar baixa com 88% e pressão atmosférica de 1021,2hPa. Vento predominante do quadrante norte com velocidade média de 1,4Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia