MASSA DE SECO E FRIO, MANTEM TEMPO FIRME COM TEMPERATURAS BAIXAS EM SANTA CATARINA.

Domingo, 21 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 09:00h

Análise da Imagem Sinótica

O eixo da frene fria em conjunto com áreas de instabilidades (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) e mais um cavado (área de baixa pressão alongada) que se estende gradativamente pelo Oceano, mantem muitas nuvens com chuva fraca entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde encontra-se associado a um intenso ciclone extratropical com valor estimado de 957hPa (fora do domínio desta imagem). Na retaguarda da frente fria, observa-se mais um cavado, o que mantem muita instabilidade. Entre a Argentina, Paraguai, Paraná e Oceano, um Jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e mais um jato polar sobre o Oceano, contorna o cavado, mantendo forte gradiente de pressão. Na Argentina, dois sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio, em tons mais escuro) emite um pulso anticiclônico sobre o centro-sul do continente, com pressão pontual de 1032 hPa sobre o noroeste da Argentina, associado ao anticiclone pós frontal o que inibem a formação de nuvens, mantendo tempo firme com temperaturas mais baixas em relação aos dias anteriores. Em Santa Catarina, presença de sol com algumas nuvens em praticamente todas as Regiões. Um pouco mais de nuvens da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Registro de geada em boa parte do estado. As temperaturas hoje pelo começo do dia estavam em: 1,7ºC em Chapecó, 0ºC em Novo Horizonte, -1,3ºC em Campo Belo do Sul, -0,9ºC em Joaçaba, 2,5ºC em Dionísio Cerqueira, 3,2ºC em Urussanga, -2,2ºC em Três Barras, -5,1ºC em Urupema, -4,6 em Urubici, 2,1ºC em Bom Jardim da Serra, 5,8ºC em São Francisco do Sul, 7,2ºC em Itajaí, e 7,4ºC em Florianópolis.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Predomínio de nuvens baixas,CL1=CUMULUS HUMILIS e nuvens médias, ALTO CUMULUS derivado de LENTICULAR (nuvem rotora). Temperatura em baixa, 13,2ºC, umidade relativa do ar baixa com 38% e pressão atmosférica de 1027,9hPa. Vento predominante do quadrante sul a sudeste com velocidade média de 18,4Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia