CAVADO, JÁ PROVOCA PANCADAS DE CHUVA COM TROVOADAS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL.

Sábado, 27 de Agosto de 2011

Clique na imagem para ampliar


Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 09:00h

Análise da Imagem Sinótica

Muita nebulosidade densa sobre o Sul do Rio Grande do Sul, Uruguai, e boa parte da Argentina se estendendo até o Oceano (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) devido a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) o que mantem pancadas de chuva com trovoadas, especialmente no Sul do RS. Toda essa instabilidade, é fortalecida pela incursão de umidade nessa área provenientes de fontes como a da Amazônia e da região do Chaco (boliviano e paraguaio), denominado com nome técnico na meteorologia de (jato de baixos níveis). Observa-se também sobre Argentina, outro cavado, associado a presença de uma frente fria, que se estende ligado a um centro de baixa pressão (fora do alcance desta imagem). Entre o Chile e Oeste da Argentina um jato subtropical (ventos fortes em níveis altos da atmosfera) e mais um jato polar norte, mantem a instabilidade mais ativa. No Oceano na altura de Santa Catarina, observa-se a presença de dois sistema de alta pressão. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens em praticamente todas as Regiões. Apenas no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul o tempo se encontra com uma menor quantidade de nuvens. As temperaturas se mantem com 12,2ºC em Água Doce, 17,2ºC em Campos Novos, 12,9ºC em Lontras, 21,3ºC em Bom Jardim da Serra, 18,1ºC em São Joaquim, 14,3ºC em Criciúma, em Joinville 16ºC e em Chapecó, 21ºC

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, muitas nuvens com registro de névoa úmida. Predomínio de nuvens baixas, CL=5 STRATOCUMULUS, não derivados de cumulus. Temperatura estável, 16,1ºC, umidade relativa do ar baixa com 83% e pressão atmosférica de 1020,4hPa. Vento predominante do quadrante norte com velocidade média de 6,7Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia