MASSA DE AR POLAR AVANÇA E JÁ PROVOCA TEMPERATURAS BAIXAS EM SANTA CATARINA!

Sábado, 20 de Agosto de 2011
Clique na imagem para ampliar



Imagem Reproduzida Sinoticamente por: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia.

Hora Local: 18:30h

Análise da Imagem Sinótica

Uma frente em conjunto com áreas de instabilidades (em tons de cinza, laranja, amarelo e azul) entre São Paulo se estendendo gradativamente até o Oceano onde encontra-se associado a um intenso centro de baixa pressão com valor estimado de 970hPa. Na retaguarda da frente fria um cavado (área de baixa pressão alongada e circulação de ventos ciclônicos) mantem a instabilidade. Entre a Argentina, Uruguai e Oceano um Jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e mais um jato polar sobre o Oceano, contorna o cavado, mantendo forte gradiente de pressão. Na Argentina, dois sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio, em tons mais escuro) emite um pulso anticiclônico sobre o centro-sul do continente, com pressão pontual de 1036 hPa sobre o noroeste da Argentina, associado ao anticiclone pós frontal o que inibem a formação de nuvens, mantendo tempo firme com temperaturas mais baixas em relação aos dias anteriores. Em Santa Catarina, presença de sol com algumas nuvens. Temperatura em queda acentuada com 8ºC em Chapecó, 4,4ºC em Campos Novos, 2,8ºC em Urupema, 16ºC em Joinville, 15ºC em Criciúma, e 16ºC em Navegantes.
Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Predomínio de nuvens baixas,CL1=CUMULUS HUMILIS e nuvens altas, CH=1 CIRRUS uncinus em filamentos, esparsos não aumentando. Temperatura em gradativa queda, 13ºC, umidade relativa do ar em 65% e pressão atmosférica de 1017,8hPa. Vento predominante do quadrante sul a sudeste com velocidade média de 15,4Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional (Tempo Climet) e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Tempo Climet: Piter Scheuer_Técnico em Meteorologia