PRESENÇA DE SOL E FRIO EM SANTA CATARINA



Imagem Retirada:CPTEC/INPE
Hora Local: 12:29h


Análise da Imagem Sinótica

No Litoral de São Paulo, a presença de uma frente fria que se estende pelo Oceano Atlântico na altura da Região Sul do Brasil (em tons de cinza imagem satélite)mantem muitas nuvens irregulares e avança em gradativo deslocamento para alto mar. Na Argentina e divisa com o Uruguai, um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) influencia o Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte do Paraguai, o que inibe a formação de nuvens, mantendo condições de céu claro a poucas nuvens e temperaturas baixas. Em Santa Catarina, céu claro a poucas nuvens. As temperaturas em Santa Catarina no momento estão baixas, com 10,5ºC em Xanxerê, 9,2 em Campos Nóvos, 7,4 em Urupema, 1,1ºC em Urubici, 14,1 em Criciúma e 16,3ºC em São josé.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 3/10 (três décimos) de cobertura de nuvens. Registro de orvalho forte no incio da manha. Predomínio de nuvens baixas, CL1=CUMULUS HUMILIS. Temperatura se encontra amena, na marca de 16,1ºC, a umidade relativa do ar se encontra com o valor de 62% e a pressão atmosférica de 1022,1hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante sul a sudoeste com velocidade média de 10,8Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CL1=CUMULUS HUMILIS



Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.