FRIO E PRESENÇA DE NEVOEIROS EM SANTA CATARINA!




Imagem Retirada:CPTEC/INPE
Hora Local: 05:59h


Análise da Imagem Sinótica

A massa de ar seco e frio que predomina grande parte da Região Sul do Brasil (em tons de cinza, e escuro na imagem satélite) que se encontra com o seu núcleo de alta pressão sobre a Argentina, inibe a formação de nuvens, mantendo condições de céu claro a poucas nuvens. O respectivo sistema, esta influenciando os três estados do Sul do Brasil, Uruguai e boa parte da Argentina. Entre o Paraguai e Norte da Argentina, muitas nuvens de instabilidade (em tons de cinza, amarelo e laranja) devido a presença de um jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera. Observa-se também, muitas nuvens sobre o Oceano, devido a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada). Em Santa Catarina, mais nebulosidade sobre o Planalto Sul, Meio Oeste, parte do Oeste e Divisa com o Rio Grande do Sul, devido a presença de nevoeiros. No restante do estado, presença de sol apenas entre poucas variações de nuvens. As temperaturas em Santa Catarina no momento estão baixas, com 9,1°C em Novo Horizonte, 8,7ºC em Campos Novos, 1,5ºC em Itaiópolis, 3,2ºC em Urubici, 3,0ºC em Canoinhas e 11,5ºC em Timbé do Sul.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 6/10 (um décimo) de cobertura de nuvens e névoa úmida em pontos mais isolados. Registro de orvalho forte. Predomínio de nuvens baixas, CL=4 STRATOCUMULUS, derivados de cumulus e nuvens médias, CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando. Temperatura se encontra baixa, na marca de 9,2ºC, a umidade relativa do ar se encontra com o valor elevado, 95% e a pressão atmosférica de 1017,1hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante sul a sudoeste com velocidade média de 4,8Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CL=4 STRATOCUMULUS, derivados de cumulus.


CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.