DOMINGO DE RECORDES DE TEMPERATURAS BAIXAS EM SANTA CATARINA



Hoje foi o dia mais frio do ano, sendo que as temperaturas tiveram novamente dígitos negativos entre o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio Oeste de Santa Catarina. A temperatura mais baixa de Santa Catarina e do Brasil foi privilegiada na cidade de Urupema, com valor de -7,9ºC. Na Capital também teve valores baixos. Na estação meteorológica monitorada pela Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) a temperatura foi 5,9ºC em Florianópolis e em São José foi 6,5ºC. Aqui na estação meteorológica da Tempo Climet, a temperatura miníma foi de 5,1ºC. Este tipo de massa de ar polar é muito comum nos meses de inverno o que é responsável pelas temperaturas negativas, formação de geada pela madrugada e inicio da manha e presença de sol com poucas nuvens. O valor da respectiva massa de seco e frio tem um valor estimado de 1024hPa. Alem de Santa Catarina registrar temperaturas negativas, muitas cidades amanheceram cobertas de Geada ampla o que favoreceu uma paisagem deslumbrante.

Abaixo encontra-se uma tabela especifica das menores temperaturas registradas em Santa Catarina pelo INMET (Instituto Nacinal de Meteorologia).


Análise da Imagem Sinótica


Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 10:00h


A presença de uma massa de seco e frio (sistema de alta pressão em tons de cinza e escuro na imagem de satélite) localizado sobre Santa Catarina e Centro Norte do Uruguai, é responsável por inibe a formação de nuvens, o que mantem céu claro a poucas nuvens em praticamente todas as Regiões do Sul do Brasil e recorde de temperaturas baixas. Observa-se sobre a Argentina, na vanguarda da Bahía Blanca (em tons de cinza amarelo e laranja) o Jato Polar Norte (ventos fortes em níveis superiores da troposfera). Em Santa Catarina, céu claro a poucas nuvens com nevoeiros no Planalto Norte, Divisa com o Rio Grande do Sul e em pontos isolados do estado. As temperaturas em Santa Catarina no momento estão mais baixas em relação aos dias anteriores, com 3,1ºC em Lebon Régis, 0,8ºC em Adson Batista, 2,6ºC em Joaçaba, 9,2ºC em Indaial, 2,7ºC em Urupema, 12ºC em Dionísio Cerqueira e Florianópolis e 5,1ºC em Canoinhas.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 2/10 (um décimos) de cobertura de nuvens e registro de orvalho forte e névoa úmida no início desta manha. Predomínio de nuvens baixas do tipo, CL1=CUMULUS HUMILIS. Temperatura se encontra baixa, na marca de 12,5ºC, a umidade relativa do ar se encontra com o valor elevado 85% e a pressão atmosférica de 1024,8hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante sul com velocidade média de 1,2Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CL1=CUMULUS HUMILIS


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,EPAGRI/CIRAM, MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.