NEBULOSIDADE PREDOMINA EM GRANDE PARTE DE SC



Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 08:30h


Análise da Imagem Sinótica

Áreas de instabilidades sobre o Centro Norte da Argentina que se estende até o Rio Grande do Sul e Oceano (em tons de cinza, laranja e azul), devido a presença de um jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera) o que mantem muitas nuvens com grande desenvolvimento vertical (CUMULONIMBUS ). Aliado a este sistema, observa-se sobre a parte Litorânea do Rio Grande do Sul (em forma de traçados) um cavado (área de baixa pressão alongada de circulação de ventos ciclônicos). Observa-se sobre o Norte da Argentina, (em tons de cinza e laranja) um jato de baixos níveis (sistemas de ventos em níveis mais baixos da troposfera) o que é responsável por dar energia ao respectivo cavado que se encontra sobre o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens irregulares sobre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Entre o Planalto Norte e divisa com o Paraná, muitas nuvens baixas com nevoeiros em pontos isolados. No Oeste e Meio Oeste do estado, céu claro a poucas nuvens. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem agradáveis em pontos do Oeste e Litoral e amena no Planalto Norte e Sul do estado, com 21,1 em São Miguel do Oeste, 19,9ºC em Joaçaba, 17,6ºC em Curitibanos, 15,7ºC em Urupema, 13,8ºC em Canoinhas, 12,8ºC em Itaiópolis, 21,0ºC em Itapoá e 20,2ºC em São José.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 09/10 (nove décimos) de cobertura de nuvens com registro de orvalho moderado no início da manha. Predomínio de nuvens médias, do tipo, CM=7 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em camada dupla, ou opacos ou associados a ALTOSTRATUS. Temperatura se encontra agradável, na marca de 21,6ºC, umidade relativa do ar em 72% e a pressão atmosférica de 1016,1hPa. Vento predominante do quadrante noroeste a nordeste com velocidade média de 17,2Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CM=7 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em camada dupla, ou opacos ou associados a ALTOSTRATUS.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.