JATO SUBTROPICAL ORGANIZA MUITA NEBULOSIDADE COM CHUVA EM BOA PARTE DE SC!



Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 02:50h


Análise da Imagem Sinótica

Um sistema frontal em conjunto com áreas de instabilidades (em tons de cinza, laranja e azul), localizado entre a Argentina, Uruguai e Oceano, provocam muitas nuvens carregadas com pancadas de chuva associadas a trovoadas. Observa-se também sobre o o Norte da Argentina, Sul do Paraguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, (em tons de cinza, laranja e azul) muitas nuvens carregadas, e com grande desenvolvimento vertical (CUMULONIMBUS) associadas a pancadas de chuvas com muita atividade elétrica, destacando o Rio Grande do Sul, devido a presença de um jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera). Na Argentina, a nebulosidade que pode ser visualizada (em tons de cinza e laranja) é mantida, devido a presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da troposfera – VCAN (sistema de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera). Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens organizadas, sobre o Litoral Sul e Grande Florianópolis com chuva intermitente. No Planalto Sul e Planalto Norte, muitas nuvens com chuvisco em pontos mais isolados. No Oeste e Meio Oeste do estado, tempo mais seco com muitas nuvens, intercalando com períodos de melhoria. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem mais amenas com 18,2ºC em Novo Horizonte, 16,0ºC em Curitibanos e Concórdia, 7,7ºC em Urubici, 17,7ºC em Urussanga, 14,5ºC em Canoinhas, 13,4ºC em Campo Belo do Sul e 16,1ºC em Laguna.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se encoberto com 10/10 (dez décimos) de cobertura de nuvens com chuva/chuvisco em localidades isoladas. Registro de névoa úmida moderada. Predomínio de nuvens baixas, do tipo, CL=6 NIMBOSTRATUS PANNUS E CUMULUS FRACTUS de mau tempo e nuvens do tipo CL=6 STRATU NEBULUSOS e STRATO FRACTUS. Temperatura se encontra com pequena elevação, na marca de 17,1ºC, umidade relativa do ar em 89% e a pressão atmosférica de 1019,8hPa. Vento predominante do quadrante noroeste a nordeste com velocidade média de 12,8Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CL=6 NIMBOSTRATUS PANNUS E CUMULUS FRACTUS de mau tempo.


CL=6 STRATU NEBULUSOS e STRATO FRACTUS.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.