A FRENTE FRIA AVANÇA EM DIREÇÃO AO MAR E O SOL VOLTA A APARECER EM BOA PARTE DE SC.



Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 13:15h


Análise da Imagem Sinótica

A imagem de satélite deste sábado, mostra, muitas nuvens sobre Santa Catarina, Paraná (em tons de cinza laranja), devido o deslocamento de uma frente fria que se encontra sobre o Oceano na altura da Região Sul do Brasil e que até o momento encontra-se em progressivo deslocamento para alto mar. Observa-se também sobre a Argentina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (em tons de cinza e laranja) um jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da atmosfera) o que é responsável por dar energia para a respectiva frente fria. No Oceano, na altura do Litoral da Argentina, um sistema de alta pressão, influencia a Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul o que mantem tempo seco com temperaturas mais baixas. Em Santa Catarina, predomínio de muitas nuvens entre Litoral Norte, Planalto Norte e Meio Oeste com chuvas isoladas intercalando com alguns períodos de sol. No Oeste e parte do Planalto Sul e Litoral Sul do estado, céu claro a poucas nuvens. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem agradáveis, com 21,4ºC em Dionísio Cerqueira, 20,1ºC em Xanxerê, 18,8ºC em Lebon Régis, 17,8ºC em Urupema, 13,6ºC em Urubici, 23,3ºC em Urussanga, 22,0ºC em Itajaí e 19,8 em Laguna.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 5/10 (cinco décimos) de cobertura de nuvens com registro de orvalho forte no inicio da manha. Predomínio de nuvens médias, do tipo, CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando, e nuvens do tipo, CM=8 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em tufos CUMULIFORMES, e nuvens altas, CH=9 CIRROSCUMULUS predominantes. Temperatura se encontra agradável, na marca de 21,6ºC, umidade relativa do ar em 68% e a pressão atmosférica de 1017,6hPa. Vento predominante do quadrante noroeste a leste com velocidade média de 15,8Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando.


CM=8 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em tufos CUMULIFORMES.


CH=9 CIRROSCUMULUS predominantes.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.