INTENSA MASSA DE AR POLAR, MANTEM TEMPERATURAS BAIXAS COM CHANCE DE NEVE NA SERRA DE SC E RS!

clique na imagem para ampliar.

Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 21:30h


Análise da Imagem Sinótica

A presença de uma frente fria sobre a Argentina, Santa Catarina e Paraná, que se estende até o Oceano, na altura da Regiões Sul do Brasil (em tons de cinza, amarelo, laranja e azul) mantem, muitas nuvens carregadas com chuva entre o Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Sul de Santa Catarina. Aliado a respectiva frente fria, um sistema de baixa pressão (em tons de cinza, amarelo e laranja) localizado sobre a Região Oeste de Santa Catarina e Sudeste do Paraná, mantem muitas nuvens de instabilidades. Observa-se também, sobre o Oceano na altura do Sudeste do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina um cavado em níveis intermediários da troposfera (área de baixa pressão alongada e circulação de ventos ciclônicos) o que é responsável por provocar, muitas nuvens irregulares (em tons de cinza, amarelo, laranja e azul). Na Argentina, um centro de alta pressão (intensa massa de seco e frio em tons de cinza e escuro), representado pela letra “A” no mapa, inibe a formação de nuvens em boa parte da Argentina e já vem influenciando o Sul do Brasil, proporcionando a diminuição da nebulosidade e temperaturas baixas, destacando o Rio Grande do Sul e parte da Região do Planalto Sul Catarinense. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens organizadas, sobre o Meio Oeste, parte do Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Sul com chuva fraca em pontos mais isolados. No Oeste e parte do Meio Oeste do estado, muitas nuvens com chuvisco fraco com nevoeiros em pontos isolados. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem em queda com 12,4ºC em Xanxerê, 11,5ºC em São Miguel do Oeste, 10,1ºC em Urubici, 8,7ºC em Urubici, 15,4ºC em Ituporanga, 13,4ºC em Curitibanos e 17,5ºC em São José.

Condições do Tempo em Florianópolis SC
Em Florianópolis, o céu encontra-se encoberto com 10/10 (dez décimos) de cobertura de nuvens com névoa úmida isolada. Registro de orvalho fraco no início da manha. Predomínio de nuvens baixas, do tipo, CL=6 NIMBOSTRATUS PANNUS E CUMULUS FRACTUS de mau tempo e nuvens do tipo CL=6 STRATU NEBULUSOS e STRATO FRACTUS. Temperatura se encontra com pequena elevação, na marca de 18,4ºC, umidade relativa do ar em 83% e a pressão atmosférica de 1017,2hPa. Vento predominante do quadrante sul a sudeste a nordeste com velocidade média de 16,8Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.