MASSA DE AR POLAR, JÁ PROVOCA TEMPERATURAS BAIXAS EM SANTA CATARINA.

clique na imagem para ampliar.

Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer_Técnico em Meteorologia.
Hora Local: 09:30h


Análise da Imagem Sinótica

Muita nebulosidade, associada a presença de uma frente fria (em tons de cinza, amarelo, laranja e azul) entre o Sudeste de São Paulo, se estendendo pelo Oceano, na altura da Região Sul do Brasil, o que é responsável por manter muitas nuvens com chuva entre o Planalto Norte e assim respectivamente até o Litoral de Santa Catarina. Observa-se também, sobre o Oceano na altura da Argentina, uma Crista (área de alta pressão alongada e circulação de ventos anticiclônicos) o que matem tempo mais estável. Entre a Argentina, um centro de alta pressão (intensa massa de seco e frio em tons de cinza e escuro), representado pela letra “A” no mapa, tem um núcleo pontual de 1033hPa o que inibe a formação de nuvens sobre a Argentina, Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul, proporcionando a diminuição da nebulosidade e temperaturas baixas com queda no decorrer das horas. Em Santa Catarina, presença de muitas nuvens, em todas as Regiões, com chuva entre o Planalto Norte ao Litoral. No Oeste e parte do Meio Oeste do estado, muitas nuvens baixas com tempo mais seco, devido a influencia da massa de ar polar que já esta mais próxima do estado, proporcionando a diminuição das temperaturas. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem baixas com 4,7ºC em Dionísio Cerqueira, 6,1ºC em São Miguel do Oeste, 9,4ºC em Concórdia, 6,7ºC em Campos Novos, 4,4ºC em Urubici, 5,2ºC em São Joaquim, 9,2ºC em Timbé do Sul, 12,8ºC em Urussanga, 16,1ºc em Indaial, e 14,1ºC em Laguna.

Condições do Tempo em Florianópolis SC
Em Florianópolis, o céu encontra-se encoberto com 10/10 (dez décimos) de cobertura de nuvens com com chuva continua no decorrer desta manha. Até o momento a estação automática Tempo Climet registro nas ultimas 24h precipitação de 18,8mm. No pluviômetro da estação convencional teve 17,2mm. Predomínio de nuvens baixas, do tipo, CL=6 NIMBOSTRATUS PANNUS e CUMULUS FRACTUS de mau tempo e nuvens do tipo CL=6 STRATU NEBULUSOS e STRATO FRACTUS com névoa úmida. Temperatura se encontra mais baixa em relação aos dias anteriores, na marca de 13,2ºC, umidade relativa do ar em 91% e a pressão atmosférica em elevação 1015,0hPa. Vento predominante do quadrante sul a sudeste com velocidade média de 20,8Km/h com rajadas de 31km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados dos respectivos órgãos: CPTEC/INPE, MASTER METEOROLOGIA, INMET e OGIMET.