CIRCULAÇÃO MARÍTIMA MANTEM MAIS NUVENS NA FAIXA LESTE DE SC!



Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 05:25h


Análise da Imagem Sinótica

A presença de um sistema de alta pressão sobre o Oceano na altura do Litoral de Santa Catarina (em tons de cinza e escuro) mantem tempo estável com poucas nuvens em boa parte da imagem de satélite, com mais nuvens em boa parte da faixa Leste da Região Sul do Brasil em função da circulação dos ventos úmidos de leste/nordeste, nas primeiras camadas da atmosfera, que transportam umidade do Oceano para o continente, e ao se deslocarem sobre o continente encontram uma barreira física, a Serra do Mar, o que favorece o desenvolvimento de nuvens irregulares na Região. Este sistema na meteorologia, é denominado como circulação marítima (umidade que vem do mar para o continente) conhecido também como Lestada. Entre o Oceano e Faixa Litorânea da Argentina, uma frente fria (em tons de cinza, laranja e azul) avança em progressivo deslocamento, associada a presença de muitas nuvens carregadas. Aliado a este sistema, (em tons de cinza amarelo e laranja) um jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da troposfera) mantem, muitas nuvens irregulares sobre a Argentina e é responsável pela manutenção da frente fria. Em Santa Catarina, predomínio de muitas nuvens baixas associado a nevoeiros, sobre o Planalto Sul, Planalto Norte, parte da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Divisa com o Rio Grande do Sul. No restante do estado, predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens com alguns nevoeiros em pontos mais isolados. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem baixas, com 10,4ºC em Novo Horizonte, 9,0 em Campos Novos, 3,8ºC em São Joaquim, 4,1 em Urubici, 10,6ºC em Canoinhas, 7,5ºC em Criciúma, 12,9ºC em São Francisco do Sul e 15,7ºC em Laguna.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 8/10 (oito décimos) de cobertura de nuvens com névoa úmida em pontos isolados no incio da manha. Predomínio de nuvens baixas do tipo, CL=4 STRATOCUMULUS, derivados de cumulus e nuvens médias, CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando e nuvens altas, CH=1 CIRRUS uncinus em filamentos, esparsos não aumentando. Temperatura se encontra baixa, na marca de 12,6ºC, umidade relativa do ar em 79% e a pressão atmosférica de 1024,1hPa. Vento predominante do quadrante noroeste a leste com velocidade média de 3,2Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CL=4 STRATOCUMULUS, derivados de cumulus.


CM=5 (h maior q 2000 - 2500m) ALTOCUMULUS em faixas ou camadas, aumentando ou espessando.


CH=1 CIRRUS uncinus em filamentos, esparsos não aumentando.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.