ANTICICLONE MANTEM TEMPERATURAS BAIXAS E TEMPO FIRME EM SC!



Imagem Retirada:CPTEC/INPE e Reproduzida Sinoticamente por: Piter R. Scheuer
Hora Local: 09:00h


Análise da Imagem Sinótica

A presença de um sistema de alta pressão sobre o Oceano na altura do Litoral do Paraná (massa de ar seco e frio, em tons de cinza e escuro na imagem de satélite) influencia o Paraguai, Bolívia, Argentina e Sul e Centro Oeste do Brasil, o que inibe a formação de nuvens, proporcionando tempo seco com predomínio de sol, mantendo as temperaturas baixas. Observa-se sobre a Argentina e Oceano (em tons de cinza amarelo e laranja) um jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da troposfera) o que mantem, muitas nuvens irregulares. Em Santa Catarina, predomínio de muitas nuvens baixas sobre o Planalto Sul, Planalto Norte e Divisa com o Rio Grande do Sul e com alguns nevoeiros em pontos mais isolados. Na Grande Florianópolis presença de uma fina camada nebulosa (nuvens altas) intercalando com grandes aberturas de sol longo do período. No restante do estado, predomínio de sol, apenas entre poucas variações de nuvens. As temperaturas em Santa Catarina no momento se mantem baixas, com 4,8ºC em Concórdia, 12,3ºC em São Miguel do Oeste, -2,4 em Urupema, 5,8ºC em Curitibanos, 0,4ºC em São Joaquim, 9,9ºC em Itapoá.

Condições do Tempo em Florianópolis
Em Florianópolis, o céu encontra-se com 8/10 (oito décimos) de cobertura de nuvens com névoa úmida no incio da manha. Predomínio de nuvens altas do tipo, CH=5 CIRRUS e CIRROSTRATUS, em faixas aumentando, não atingindo 45 graus de altura. Temperatura se encontra baixa, na marca de 10,3ºC, umidade relativa do ar em 78% e a pressão atmosférica de 1022,9hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante noroeste e oeste com velocidade média de 6,2Km/h.


Dados Meteorológicos Observados: Estação Meteorológica Convencional e Estação Meteorológica Automática (Tempo Climet).


CLASSIFICAÇÃO DE NUVENS

CH=5 CIRRUS e CIRROSTRATUS, em faixas aumentando, não atingindo 45 graus de altura.


Material reproduzido pela Tempo Climet, elaborado com modelos do CPTEC, ETA20, GFS e outras ferramentas de meteorologia que foram retirados do sites do CPTEC/INPE ,MASTER METEOROLOGIA, INMET, OGIMET e MARINHA DO BRASIL.