ANTICICLONE PROVOCA CIRCULAÇÃO DE VENTOS FRIOS E UMIDOS NA COSTA DE SC



A imagem de satélite mostra, muita nebulosidade na Argentina associada há um cavado (área de baixa pressão alongada). No oceano Atlântico na altura do Uruguai, um centro de alta pressão influência as áreas litorâneas de Santa Catarina, Paraná, trazendo ar úmido do Oceano Atlântico para a costa desses estados proporcionando nuvens irregulares que já proporcionaram chuviscos em algumas Regiões. No restante do mapa, uma massa de seco e quente predomina, e inibe a formação de nuvens carregadas. Em Florianópolis, o céu encontra-se com 9/10 de cobertura de nuvens e orvalho fraco no início desta manhã. Predomínio de nuvens baixas, stratocumulus derivado de cumulus. Temperatura amena e na marca de 14,1ºC, a umidade relativa do ar elevada, em torno de 90% e a pressão atmosférica de 1027,6 hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante sudeste com velocidade média de 0,1 m/s.

O anticiclone que esta atuando com forte intensidade também esta influenciando o estado do Paraná. Com relação as temperaturas do ar em boa parte das cidades catarinenses a temperatura esta um pouco mais elevada que ontem. Destaque para Dionísio Cerqueira onde a temperatura máxima foi de 16,8ºC. Ou seja, desde ontem mesmo com a nebulosidade, as temperaturas vem aumentando um pouco mais. Observe no a tabela abaixo as temperaturas mais elevadas do estado de Santa Catarina. Clique na imagem para ampliar.



Com relação as temperaturas minímas registradas nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, estão se comportando um pouco mais elevadas com relação aos dias anteriores. Observe a tabela de temperatura mínima do ar, do INMET.

Clique para ampliar


Como esse anticiclone no Hemisfério Sul tem ventos em sentido anti-horário, provoca ventos do quadrante nordeste,leste fazendo com que ele tenha sentido do mar para a costa, provocando nebulosidade associado a chuvisco. O modelo de previsão retirado CPTEC/INPE DE 850hPa mostra abaixo, o comportamento da atmosféra, as 12UTC.



DADOS:CPTEC/INPE, INMET