SISTEMA FRONTAL PASSA POR SC E PROVOCA SENSAÇÃO DE AR ABAFADO NO MOMENTO

Quem vem acompanhando o tempo durante essa semana percebeu que a temperatura se elevou um pouco e o vento, mudou de direção de sul para norte. Por volta das 7:00h na estação meteorológica do Instituto Federal de Santa Catarina, a temperatura estava na marca dos 18,3ºC com sensação de ar abafado associado há pancadas de chuva. Esse comportamento do tempo é por conta de um sistema frontal, que por sua vez, já causou temporais em algumas cidades. Segundo a Epagri/Ciram rajadas de 175Km/h em Urubici na madrugada e 150Km/h em Siderópolis na manhã de sexta-feira.

Para melhor explicar o que esta acontecendo no tempo vou fazer uma descrição da imagem de satélite que se encontra abaixo.



A imagem de satélite mostra muitas nuvens (em tons de cinza, laranja,amarelo e azul,) está associada a presença a uma frente fria que no momento se desloca sobre Santa Catarina e esta associada há um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. Na Argentina uma intensa massa de ar polar (centro de alta pressão) inibe a formação de nuvens, proporcionando frio intenso de -4,1ºC. Nesse momento em Florianópolis, o céu encontra-se com 9/10 de cobertura de nuvens. Predomínio de nuvens baixas, cumulunimbus associado há asperatus. Temperatura mais elevada com relação aos dias anteriores com sensação de ar abafado e esta na marca de 20,4ºC, a umidade relativa do ar elevada, em torno de 79% e a pressão atmosférica de 1012,2 hPa em queda. Vento predominante do quadrante nordeste com velocidade média de 0,1 m/s.

Com relação a nebulosidade,o ar quente que o ar úmido são os ingredientes especiais para a formação de nuvens do tipo (cumuluninbus) que por sua vez, produz chuva associado a granizo, ventos e sensação de ar abafado. Observe a nebulosidade densa (em tons de branco e cinza) que se encontra destacada sobre o Planalto Norte, Sul e litoral de Santa Catarina.


Imagem retirada do CPTEC/INPE

Observe a tabela de temperaturas máximas que ocorreram em Santa Catarina, pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Destaque para Urussanga onde teve registro de temperatura máxima de 22,5ºC.



Observe a imagem do FORTRACC de Sistemas Convectivos - DSA/CPTEC/INPE - Data: 20100813 - Hora: 13:45 GMT. Destacando o sistema frontal.


FONTE: CPTEC/INPE, INMET, MASTER