NEBULOSIDADE ASSOCIADA AO FRIO PREDOMINA SC 10/08/2010 12 UTC




A nebulosidade que se observa na imagem de satélite, é por conta de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera) que esta influenciando o Norte da Argentina, Noroeste do Rio Grande do sul e boa parte de Santa Catarina. No Norte do Uruguai uma área de alta pressão, inibe a formação de nuvens. Nas demais regiões há o predomínio de nevoeiros, por influencia de núcleos de alta pressão. Em Florianópolis, o céu encontra-se com 10/10 de cobertura de nuvens e orvalho fraco no início desta manhã. Predomínio de nuvens baixas, stratocumulus derivado de stratus e nuvens médias, altocumulus traslucidus em um só nível. Temperatura amena e na marca de 14,6ºC, a umidade relativa do ar em torno de 75% e a pressão atmosférica de 1025,8 hPa em gradativa elevação. Vento predominante do quadrante sudeste com velocidade média de 1,1 m/s.

Ontem tivemos um dia com nebulosidade variável com presença de nuvens altas, cirrus. Hoje o dia já começo com nebulosidade mais baixa do tipo stratocumulus. O sistemas de alta pressão que predomina a Região do Uruguai é um dos fatores que é responsável pela manutenção do ar frio, que por sua vez cobre praticamente todas as Regiões de Santa Catarina. Outro fator é um jato subtropical que vem influenciando desde ontem.

A massa de ar frio que vem atuando sobre Santa Catarina, proporciono temperaturas baixas na serra catarinense, que é o exemplo de São Joaquim onde a estação meteorológica automática do INMET registro temperaturas na marca dos 2,9ºC com registro de geada isolada. O recorde de temperatura mínima foi em Urubici que chegou há 1,8ºC. O mapa abaixo mostra pontos mais isolados de ocorrência de geada.

Mapa da EPAGRI/CIRAM


As temperaturas mais elevadas registradas pelas estações meteorológicas do INMET ocorreram na estação meteorológica de São José, onde a temperatura chegou até os 15,0ºC até o horário das 00 UTC.
Observe abaixo as tabelas de temperatura máxima ocorrida até as 12 UTC do INMET.



O mapa abaixo mostra as cidades onde teve as menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas do INMET. Destaque para a cidade catarinense de Urubici, 1,8ºC. No Rio Grande do Sul também tivemos temperaturas muito baixas, destacando Pelotas, onde a temperatura mínima chegou há 1,6ºC.
No Paraná, em General Carneiro, a temperatura foi a mais baixa da região, onde a temperatura mínima chegou a 8,5ºC.




DADOS:CPTEC/INPE,INMET, EPAGRI/CIRAM, CLIQUE RBS